Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

André Agassi

Vi o jogar no campo 2 em Roland Garros... Um campo pequeno onde se vê os jogadores e as jogadas de muito perto. Mais ou menos como o nosso campo nº1 no Estoril-Open, na proximidade. Eu estava nas bancadas perto dos jogadores.
Como todos perceberam, vivi em França durante muito anos, e aproveitei para ver estes antigos campeões ao vivo no maior torneio em terra-batida. Mas não se preocupem, também me interesso pelos novos campeões, quando se gosta deste desporto gosta-se sempre, (acho eu).

Ele surpreendeu toda a gente, quando apareceu, com a sua maneira de vestir: usava o cabelo comprido e pintado, brinco e calções a imitar a ganga. Pelo menos era  irreverente para a época. Todos os campeões masculinos, dos quais falei, até agora, tinham todos cabelo curto, alguns com barba por fazer, mas todos com uma aparência, diria eu, mais apresentável. Provavelmente era marketing de uma marca muito conhecida, mas não deixou de ser chocante para os puristas do ténis... Portanto, podemos falar em irreverência sim, mas muito cuidada. No entanto, o que realmente importa é a forma de jogar e o palmarés que jogadores, como ele, adquiriram ao longo da sua carreira profissional e Agassi foi um dos grandes campeões que ficarão para a história.

Mesmo se eu nunca me senti muito atraída por ele, eu sei que vão dizer que eu sou muito difícil, que não percebo nada, etc.... Mas vão perceber o porquê da minha falta de chama relativemente a ele, é que ele jogou na mesma altura do seu grande amigo e rival, que para mim era melhor jogador e claro que era por ele que eu torcia, estou a falar de Pete Sampras. A forma de jogar de Agassi, não era aliciante para os meus olhos, no fundo do campo a maior parte das vezes, mesmo se por magia, anticipava as jogava e batia na bola muito cedo. Ele tinha uma grande resposta ao serviço, conseguia ler o serviço do adversário de forma eficiente e saltava para a bola com agressividade... Isto faz-me lembrar a sua vitória na final de Wimbledon contra Ivanisevic: O serviço contra a resposta e ganhou a resposta, lê-se André Agassi.



Em italiano também é giro, último jogo até se sagrar campeão.

Foi um dos raro a ganhar todos os torneios do Grand-Slam, mas não no mesmo ano, o que é notável apenas o fizeram, nos homens: Fred Perry; Roy Emerson; André Agassi; Roger Federer; Rafaël Nadal. Nas mulheres: Doris Hart; Shirley Fry; Billie Jean King; Chris Evert; Serena Williams.
Já que estamos a falar de Grand-Slam vamos falar de quem ganhou os 4 na mesma temporada, o que é mais difícil ainda, homens e mulheres: Don Budge; Maureen Connelly; Rod Laver; Margaret Smith Court; Steffi Graf.

Já fizemos história, agora voltemos para o nosso querido Agassi.

Sim, querido, gostava da pessoa, mais do que a forma de jogar, era muito dado, simpático, e muito popular graças a isso. Casou com pessoas famosas. A 1ª mulher que o acompanhava de vez em quando nos torneios, era nem mais nem menos, que Brooke Shield, mas acabou por se divorciar. E depois casou com a uma das mais famosas jogadora de ténis, a Steffi Graf com quem tem 2 filhos, já lá vão 10 anos.

Lucrou muito com o ténis e fez muitos anúncios.



Aqui com Pete o eterno rival, no jogo e no meu coração...

Vou deixá-lo com a devida homenagem, que partilhei, no dia em que acabou a sua carreira profisional. Uma das mais longas...



Os seus resultados:
Australian Open: Vence em 1995; 2000; 2001; 2003
Roland-garros: Vence em 1999
Wimbledon: Vence em 1992
U-S-Open: Vence em 1994,1999
Nº 1 do Ranking Mundial em: 1995; 1999; 2003.

Sem comentários:

Enviar um comentário