Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Outros desportos...

Esta pagina é dedicada aos "outros desportos", desportos que eu pratiquei, que gosto, que são complementares à pratica do ténis, quer seja do ponto de vista físico como do ponto de vista mental.

O Futebol:

É fácil a minha infância estar ligada ao futebol, porque tenho um irmão 2 anos mais velho do que eu, portanto quando saímos a tarde, depois da escola, ia com ele brincar. Para os meus pais saber que eu estava acompanhada era uma mais valia para eu poder sair a vontade. E claro que as saídas iam muitas vezes parar no campo de futebol do 137. Estou a falar dos meus 6, 7 anos e adiante.

Ao lado das habitações havia um campo, grande, com duas balizas o que bastava para nos sentirmos jogadores a sério. Eu não me lembro bem das minhas "performances", mas, lembro-me muito bem de ser apelidada carinhosamente de "Dominique Bathenay."

http://www.ina.fr/sport/football/video/I00003927/but-de-dominique-bathenay.fr.html

Ele jogava no St.Etienne e era canhoto, isto lembro-me bem, se calhar também marcava golos como ele...

Falando de hoje, acho bem haver mais abertura e apoio pelo futebol feminino, pois, as escolas de futebol já abriram as meninas, pelo menos é o que vejo no meu local de trabalho. Não que quisesse jogar a outro nível, quando era pequena, mas vejo muitas meninas interessadas no futebol e a jogar nos recreios. Eu com um sorriso nos lábios, lembro-me de como eu era na altura, e ainda bem que existe, hoje, esta facilidade de poder aprofundar o gosto por esta modalidade.

O futebol, é uma boa base para quem quer aprender a jogar ténis. O facto  de haver uma bola já por si é uma ajuda. Apesar de se jogar com o pé existe movimentações que podem dar uma boa fundação para o "jogo de pés" utilizado no ténis. O futebol em si tem o seu próprio desenvolvimento motor: o correr, o driblar, o chutar, etc.. E neste panorama existe uma ligação com o ténis, graças ao manusear da bola. Falamos da consciência que o jogador adquire com o seu próprio corpo quando lida com ela e os outros jogadores ao seu redor: Da aprendizagem da sua noção espacial relativa a bola e ao campo. Falamos de passos rápidos para o deslocamento, de corridas velozes e repentinas etc...

Penso que se percebe que é uma boa escola, obviamente que não é a única, temos de nos relembrar que o futebol por si só não é suficiente.