Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 15 de abril de 2014

Monica Seles

O Furacão!

Jim Warren "Acima das nuvens"

Monica Seles fez crescer em mim um sentimento de amor/ódio quando ela apareceu. O seu estilo de jogo estava bem longe do estilo clássico que eu gostava de ver no ténis feminino. A suas jogadas a duas mãos dos dois lados eram uma prova de força e de pujança inigualável, mas, que eu não apreciava. Parecia que já não era preciso pensar para jogar ténis!
Sei hoje que não era bem assim... Ela tinha, quando jogava, uma capacidade de atacar todas as jogadas e uma força de vontade enorme. Conseguia jogar a bola muito cedo e quase sempre em cima da linha de fundo do campo, ou mesmo dentro do campo.

Monica Seles

Lembro-me de a ver jogar no central de Roland Garros, com 15 anos apenas, em 1989. Ela entrou com uma abordagem completamente diferente das outras jogadoras, visto que, quando ela apareceu no campo, vinha com umas flores na mão e um sorriso radiante de felicidade: não estávamos habituados a isso! Era mais comum as jogadores andarem de tal forma concentradas que parecia que estavam (sempre) de "Trombas!" (se me faço entender)

Chegou às meias finais em 1989 em Roland Garros, com apenas15 anos, o que para muitos, prenunciava uma grande carreira.


Foi preciso um ano para ela ganhar o seu primeiro título do Grand-Slam em Roland Garros, outra vez contra Steffi Graf, mas agora, com 16 anos.
Foi uma "Grande" Seles que ganhou essa final. Pela primeira vez, vi uma Steffi Graf atrasada entre asjogadas e não conseguir chegar a tempo às bolas. Depois dessa primeira vitória seguiram-se muitas e Monica marcava o mundo do ténis como Nº 1 mundial. Ganhou quase todos os torneios maiores, ficando apenas com o sabor amargo da sua final de Wimbledon em 1992, (única final que jogou em Wimbledon), que perdeu frente a... Steffi Graf, outra vez!

Podem ver aqui essa grande final!



Monica Seles foi uma Nº 1 muito convincente, até que, em 1993, sofreu o incidente mais chocante da história do ténis ao ser esfaqueada em pleno campo por um adepto de Steffi Graf. O ferimento foi nas costas o que dificultou a sua recuperação. Demorou dois anos a voltar e com muito trabalho ganha o seu derradeiro Grand-Slam no Australian-Open em 1996 frente a Anke Huber.

Uma Grande Campeã!

Os seus resultados:
Australian-Open: 1991;1992;1993;1996.
Roland Garros: 1990;1991;1992.
Wimbeldon: Final em 1992.
U-S-Open: 1991;1992.

Sem comentários:

Enviar um comentário