Tornou-se profissional em 1972 e eu dava os meus 1ºs passos... Pouco depois, era nº 1º do ranking mundial e eu tinha uma irmã nova! Anos mais tarde, ouvia-se falar dele, de Borg, de Mc Enroe, de Vilas, etc.
Se bem se lembram, no " O meu ténis ", conto que o vi jogar contra Christophe Roger-Vasselin em Roland-Garros, no ano de 1983, recordo-me, eu, de um lindo dia de sol. Penso que no " Court Central " do torneio, devia de ser uma das únicas a torcer por ele, sempre que batia palmas e o encorajava, ( sem dar conta do perigo!) tinha uma parte do público a olhar para mim com um ar desconfiado. A minha aparência é bem latina mas tinha a esperança de conseguir passar por uma americana, lá bem no fundo... Desta forma, rematava com uns "Yes!" fortes e convincentes, sempre que ele ganhava um ponto. Perdeu, com muita pena minha, este jogo, num "Open" que nunca conseguiu ganhar.
Neste vídeo está a jogar no U-S-Open de 1974 em Forest-Hills, tinha ele 21 anos e já liderava o ranking mundial. Eu era pequenina e a minha irmã mais nova nascia, já lá vão 36 anos....
Durante a sua carreira era notória a importância de expressar o seu estado de espírito. Era um Showman, um combatente do ténis, qualquer jogo que fazia era uma festa para o público que estava a ver. Nele o que mais me impressionava era os seus ombros, largos e altos, e a sua atitude à imagem de um pugilista, agressiva e provocadora.
Era canhoto e jogava a esquerda com as duas mãos.
Foi pioneiro na introdução de novas tecnologias nas raquetes. Ele utilizava uma Wilson de metal o que na altura era muito invulgar, visto que, todos os outros jogadores usavam raquetes de madeira. Tinha a "direita" com uma preparação e jogada de forma linear e a "esquerda batida" com uma preparação um pouco alta. Normalmente esta preparação é mais utilizada para a "esquerda cortada". No entanto, possuía um jogo completo, defendia bem e conseguia ser ofensivo quando precisava de encurtar o ponto. Ele gostava de antecipar a resposta ao serviço para tomar a iniciativa da jogada.
Dominou o ténis mundial anos a fio até chegar outros grandes campeões como Borg, McEnroe, Lendl.
Ele foi um dos jogadores que permaneceu mais tempo no circuito mundial. Jogou no U-S Open da nova era em Flushing Meadows, onde no ano de 1991, chegou às meias-finais com 39 anos de idade. No ano seguinte festejou os seus 40 anos no mesmo torneio.
Chegou a comentar para a BBC e em 2007 treinou Andy Roddick.
Os seus resultados:
Austalian Open: Vence em 1974;
Roland Garros: S/F em 1979, 1980, 1984 e 1985;
Wimbledon: Vence em 1972 e 1982;
U-S Open: Vence em 1974, 1976, 1978, 1982, 1983.
Foi nº 1 do Ranking Mundial de 1974 a 1979. E alguns anos depois oscilando com Borg e McEnroe.
Sem comentários:
Enviar um comentário